x
E X P E R T

TREINAMENTOS

Realizamos os mais variados tipos de treinamentos e cursos ligados às áreas de Segurança do Trabalho.

Conteúdo Programático

NR 05 CIPA
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Estudo do Ambiente, das Condições de Trabalho, bem como dos riscos originados no processo de trabalho Metodologia de Investigação e análise de acidente e doenças do trabalho Noções sobre Acidentes e Doenças do Trabalho decorrentes de exposição a riscos existentes na empresa Noções Sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção Noções Sobre as Legislações Trabalhista e Previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da comissão Princípios Gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos

NR 06
Equipamento de Proteção Individual

Legislação Proteções Coletivas Proteção para cabeça Proteção Auditiva Proteção para o tronco Riscos Ambientais Proteção Individual Proteção dos olhos e face Proteção Respiratória Proteção dos Membros Superiores Proteção dos Membros Inferiores Proteção contra quedas com diferença de nível Proteção do corpo inteiro Certificação (CA – Certificado de Aprovação) dos EPI’s Treinamento de utilização, guarda e conservação. Carga Horária: 6 h.

NR 07
Primeiros Socorros

Principios do Socorrista Transposte de Acidentados Parada Cardiaca Estado de Choque Envenenamento Traumatismos / Entroses Suporte básico a vida Sinais Vitais Hemorragia Queimaduras Treinamento de utilização, guarda e conservação. Carga Horária: 16 h.

NR 10
Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade

Introdução à segurança com eletricidade Técnicas de Análise de Risco Equipamentos de proteção coletiva Documentação de instalações elétricas Normas Técnicas Brasileiras – NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras Equipamentos de proteção individual Regulamentações do MTE: a) NRs; b) NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade); c) qualificação; habilitação; capacitação e autorização. Rotinas de trabalho – Procedimentos: a) instalações desenergizadas; b) liberação para serviços; c) sinalização; d) inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamento. Riscos em instalações e serviços com eletricidade: a) o choque elétrico, mecanismos e efeitos; b) arcos elétricos; queimaduras e quedas; c) campos eletromagnéticos Riscos adicionais: a) altura; b) ambientes confinados; c) áreas classificadas; d) umidade; e) condições atmosféricas. Proteção e combate a incêndios: a) noções básicas; b) medidas preventivas; c) métodos de extinção; d) prática. Acidentes de origem elétrica: a) causas diretas e indiretas; b) discussão de casos Primeiros socorros: a) noções sobre lesões; b) priorização do atendimento; c) aplicação de respiração artificial; d) massagem cardíaca; e) técnicas para remoção e transporte de acidentados. Medidas de Controle do Risco Elétrico: a) Desenergização b) Aterramento funcional (TN / TT / IT); de proteção; temporário; c) Equipotencialização; d) Seccionamento automático da alimentação; e) Dispositivos a corrente de fuga; f) Extra baixa tensão; g) Barreiras e invólucros; h) Bloqueios e impedimentos; i) Obstáculos e anteparos; j) Isolamento das partes vivas; k) Isolação dupla ou reforçada; l) Colocação fora de alcance; m) Separação elétrica Carga Horária: 40 h.

NR10 SEP
Sistema Elétrico de Potência

Responsabilidades (*) Aspectos Comportamentais Técnicas de Análise de Risco no S E P (*) Procedimentos de Trabalho – Análise e Discussão. (*) Equipamentos de Proteção Individual (*) Sinalização e Isolamento de Áreas de Trabalho(*). Liberação de Instalação para Serviço e para Operação e Uso (*) Organização do Sistema Elétrico de Potencia – SEP Condições Impeditivas para Serviços Acidentes Típicos (*) – Análise, Discussão, Medidas de Proteção. Sistemas de Proteção Coletiva (*) Posturas e Vestuários de Trabalho (*) Segurança com Veículos e Transporte de Pessoas, Materiais e Equipamentos(*) Treinamento em Técnicas de Remoção, Atendimento, Transporte de Acidentados (*) Equipamentos e Ferramentas de Trabalho (Escolha, Uso, Conservação, Verificação, Ensaios) Técnicas de Trabalho Sob Tensão: (*) a) Em Linha Viva; b) Ao Potencial; c) Em Áreas Internas; d) Trabalho a Distância; e) Trabalhos Noturnos; f) Ambientes Subterrâneos Organização do Trabalho: a) Programação e Planejamento dos Serviços; b) Trabalho em Equipe; c) Prontuário e Cadastro das Instalações; d) Métodos de Trabalho; e) Comunicação Riscos Típicos no SEP e sua Prevenção (*): a) Proximidade e Contatos com Partes Energizadas; b) Indução; c) Descargas Atmosféricas; d) Estática; e) Campos Elétricos e Magnéticos; f)Comunicação e Identificação; g) Trabalhos em Altura, Máquinas e Equipamentos Especiais Carga Horária: 40 h.

NR 11
Operador de Ponte Rolante

1) Introdução a. Tipos e modelos de pontes rolantes. 2) Conceitos a. Estabilidade: centro de gravidade, base, centro de carga. 3) Componentes da Ponte Rolante a. Motor elétrico, viga, trólei (carro) talha, botoeira, freio, gancho, moitão, cabo de aço etc. 4) Regras de Operação a. Regras Básicas de Operação, partida da ponte rolante, operações diversas sem carga, com carga e com cargas especiais. 5) Regras Básicas de Segurança a. De acordo com a NR11 (Norma Regulamentadora) 6) Exercícios Práticos a. Exercícios evolutivos: verificação da manutenção diária pelo operador (conforme NR11), identificação dos componentes da máquina, identificação das alavancas de comando e botoeiras instrumentos do painel, reconhecer os movimentos básicos, operação sem carga, operação com carga, e cargas especiais. CARGA HORÁRIA: 15 horas/aula (05 horas/teoria – 10 horas/aula prática).

NR 11
Operador de Empilhadeira

Introdução Direção Segura O que é Empilhadeira Características dos Instrumentos do Painel Sono e a Fadiga Condições Adversas de tempo e luz Relacionamento Interpessoal Parte Pratica Objetivo do Curso Causas dos Acidentes Construção da Empilhadeira Como Evitar Colisões em Curvas Álcool Condições Adversas do Condutor Relação Condutor X Trânsito Dentro da Empresa Movimentação e Operação de Produtos Perigosos Carga horária: 40 h (capacitação). Carga horária: 08 h (reciclagem).

NR 11
Operador de Trator de Esteiras

Alavancas de Comando Alavancas de Comando Check-List Comunicação Conceito de Acidente Diagnóstico das Habilidades e Atitudes do Operador Legislação Manutenção Preventiva Movimentação do Trator Operação do Equipamento Painel de Instrumentos Prevenção e Combate a Incêndio Primeiros Socorros Riscos Ambientais Responsabilidades Segurança na Operação Sistema Hidráulico Treinamento Prático Avaliação Teórica e Prática Carga Horária: 16 h (capacitação). Carga horária: 08 h (reciclagem).

NR11
Operador de Retroescavadeira

Regras Básicas para Operações de Veículos motorizados Normas de Segurança Retroescavadeira Axial Retroescavadeira de Deslocamento Lateral Interruptores e Comandos Manejo da Máquina r Amaciamento do Motor Power Shuttle, para Conduzir a Máquina em Aclives e Declives Sugestões para Manejo da Pá Carregadeira Remoção da Retro Escavadeira Instruções para o Manejo da Retro Escavadeira Enchimento da Caçamba da Retro Escavadeira Utilização da Retro Escavadeira como Guindaste Parte Prática Introdução Operação Retroescavadeira Axial com Braço Extensível Instrumentos e Comandos Alavancas e Comandos Partida e Parada do Motor Utilização do Inversor Hidráulico Sugestões para Manejo da Pá Carregadeira Posição de Transporte da Retro Escavadeira Instalação da Retro Escavadeira Como Proceder a Escavação Ciclo de Despejo e Retorno Normas de Segurança na Operação de Retro Escavadeira Identificação dos Instrumentos do Painel e Componentes Identificação dos Instrumentos do Painel e Componentes Responsabilidades do Operador, Conforme CBO (Classificação Brasileira de ocupações) do Ministério do Trabalho e Emprego Carga Horária: 16 h (capacitação). Carga Horária: 08 h (reciclagem).

NR11
Operador de Plataforma Elevatória

Responsabilidades do operador de plataforma elevatória Acidente do Trabalho Norma Regulamentadora Conhecendo o Equipamento Capacidade de Transporte Como Operar com Segurança Principais Riscos e como solucioná-los Conhecendo os Acessórios Transporte Movimentação de Cargas e Materiais Principais Riscos de Trabalhos em Altura com a Plataforma Elevatória Procedimentos de Operação Procedimentos de Segurança Operação Prática com a Plataforma Elevatória NR-35 Segurança no Trabalho em Altura CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 Horas

NR 18​
Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

Responsabilidades da Empresa na Segurança do Trabalho Responsabilidades dos Membros da CIPA Condições do Meio ambiente do Trabalho na Obra Riscos de Trabalhos com Eletricidade Importância da Higiene e Limpeza na Obra Noções Básicas de Primeiros Socorros Responsabilidades do Trabalhador na Segurança do Trabalho Equipamentos de Proteção Coletiva Existente na Obra Uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual em todas as fases da Obra Procedimentos adotados na ocorrência de Acidentes Noções Básicas de Extinção de Incêndios Carga Horária: 06 h

NR18 / NR 29
Sinaleiro / Amarrador de Cargas

NR 23
Proteção Contra Incêndios

NR 33
Trabalhador Autorizado / Vigia de Espaço Confinado

Definições Funcionamento de equipamentos utilizados Noções de resgate e primeiros socorros Reconhecimento, avaliação e controle de riscos Procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho Carga Horária: 16 h (capacitação).

NR 33
Supervisor de Espaço Confinado

Definições; Reconhecimento, avaliação e controle de riscos; Funcionamento de equipamentos utilizados; Procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho; Noções de resgate e primeiros socorros; Identificação dos espaços confinados; Uso de equipamentos para controle de riscos; Conhecimentos sobre práticas seguras em espaços confinados; Legislação de segurança e saúde no trabalho; Programa de proteção respiratória; Área classificada; Operações de salvamento; Carga Horária: 40 h

NR 35
Trabalho em Altura

Normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura Riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle Acidentes típicos em trabalhos em altura Análise de Risco e condições impeditivas Sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva Equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso Condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros Carga Horária: 08 h.

Go To Top

Expert Brasil- Segurança e Saúde do Trabalho

Um pouco sobre nós

A Expert Serviços Técnicos é uma empresa voltada para o segmento de consultoria técnica nas áreas de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional.